sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O Rui Leão

Está um frio capaz de suplantar o de lá de fora. Não há luz. Refugio-me em imagens de calor abrasador para camuflar o palácio de gelo que me rodeia. Repito-o vezes sem conta, mas acordo sempre, mais tarde ou mais cedo, pelas picadas que sinto nos nós dos dedos. É como estar à noite, na Pedra do Reino, e imaginar que é meio dia. Qualquer movimento faz um eco assombroso, qual armazém de carnes congeladas, mas não deixo de me mexer por causa disso. Estivesses cá tu, e a esta hora estaria eu a receber uma mensagem com um tenho medo estampado. Eu não tenho medo de nada, digo eu, armado em Simba, em pleno cemitério dos elefantes. Na verdade, já, já tive: - e agora, encarnando Mufasa (incluindo o tom de voz do António Marques) - tive medo de te perder. Ás vezes sinto falta de viver com medo, mas quem é que troca a segurança da velha casa pelo mistério da nova? E compensa arriscar o adeus aos hábitos criados durante anos, os sítios secretos onde guardamos as cartas de amor, o calor da lareira calejada... por algo que, reforço, poderá ser melhor? Já estive em muitas habitações e em mil quatros. Cada qual tem a sua história, a sua identidade. Pergunto-me quantos mais terei de conhecer até encontrar aquele, o tal que se entra e se pensa porra, este podia ser o meu, é a minha cara. E se por um lado procurar em tudo o que é lugar pode ser bastante desgastante e desmotivador, pegar no nosso quarto, nú, e extrair dele o potencial máximo pode muito bem ser algo que nos marque para sempre. Às vezes o material está mesmo lá, só não sabemos é trabalhar com ele. O velho Rafiki sempre foi o mais sábio, podes esquecer o passado... ou aprender com ele! E aproveita para mandar outra castanhada no leão confuso. Sorte dele ser um quick learner, e esquivar-se a tempo. Veremos se desencanto um Simba dentro de mim e faço do meu quarto a minha Nala. Afinal de contas, ele acaba a viver no lugar onde foi criado, embora o encontre completamente vandalizado. Deve ser bem pior. Sou um afortunado nesse aspecto.
Hoje mudei de casa. Em breve verei de quantas casas estou a falar.

3 comentários:

Clara Mafalda disse...

sinto saudades de mudar de casa... de casa...
quanto ao filme, nao é bom, é genial!
beijinho

vinco disse...

Palavras diferentes ou mera percepção minha.

De qualquer forma, gostei.

Unknown disse...

- É o melhor filme de sempre :) *

- Não senti, mas se o dizes... Obrigado :)